segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A mais antiga Oração Mariana




É bem verdade que a Igreja sempre ouviu da boca dos Padres da Igreja ( os Homens enviados por Deus a Igreja que colaboraram na fundamentação da fé apostólica) mensões à Virgem Maria em suas pregações sobre a encarnação do verbo, ou até mesmo de forma apologética como Faz São Jerônimo, o Tradutor das Sagradas escrituras dogrego para o Latim Vulgar ( a lingua falada pelo povo); porém sempre nos perguntamos quando a Igreja começa a Devoção a Nossa Senhora.

O que podemos encontrar como Resposta é o Sempre, pois admiração causada por Jesus, faz as pessoas imaginarem o quão Feliz é a Mulher que trouxe em seu Seio o Autor da Vida. Podemos ver isto na Saudação do próprio anjo ao Proclamá-la Cheia de Graça (cf.Lc 1, 28); seja pela Saudação de Santa Isabel, mãe do profeta-apóstolo João Batista:

"E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.
Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!" (São Lucas 1, 42-45).

Certo dia estando o Senhor a anunciar a Boa Nova, uma mulher no meio da multidão, Feliz por acolher a palavra de Deus se Expressa:

"Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram"! (São Lucas 11,27).

Esta são as evidencias Escriturísticas da admiração que Nossa Senhora Causava entre os cristãos ainda na Plenitude dos tempos. E Muito embora esta ainda não seja uma Obra Apologética, me é irresistível dizer a Verdade. No versículo que sucede ao supracitado o Senhor Replíca a mulher disendo:

"Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam" ( São Lucas 11, 28).

Muitos dos que protestam contra os Canônes imútaveis da verdade que a igreja católica contem, como nos diz santo Irineu, usam disto para dizer que Jesus proíbe a mulher de venerar nossa Senhora, mas na verdade Ele não Faz isto pelo contrário, ele dá a ela o foco correto das coisas e mostra que a Bem Aventurança maior é Cumprir a Palavra de Deus, observar os mandamentos e as prescrições nela contida.

Vejamos bem portanto se se fundamenta esta argumentação retórica e a Refutemos com todo o vigor da Verdade:

O senhor diz "Antes bem aventurados"; ou seja não diz que Sua Santa Mãe não é bem aventurada, em nenhum momento diz isto, mas diz que "bem aventurados antesaqueles que ouvem a palavra de Deus a observam" (Lc 11,28). O Senhor muda o Foco, e Diz que todos seremos felizes se cumprirmos a Palavra de Deus. E se nós Cristãos temos as Escrituras como Fundamento da Fé, devemos ser atento a esta palavra e meditemos em São Lucas 1:

"
28.
Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
29.
Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação".

Vejamos que um Anjo, Mensageiro, é enviado por Deus a Maria para lhe anunciar a Plenitude dos tempos, ela recebe deste Anjo a Mensagem mais importante de todas as Escrituras, nenhum Profeta ou justo jamais recebera uma mensagem tão impotante quanto esta, a Encarnção do Verbo. Vejamos também que ele Anuncia a Plenitude dos tempos das Escrituras e ela medita no Significado "destas palavras" de Deus por meio de seu Anjo.

Depois de Receber a anunciação da Encarnação do Verbo em seu ventre, maria assim diz ao Anjo:

"
38.
Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela".

Se Jesus mesmo disse Antes Bem Aventurados os que ouvem a palavra de Deus e as Observam, que diremos pois de Maria que Diz ao Anjo Gabriel: " Cumpra-se em mim segundo a tua palavra", ela não disse simplesmente vou cumprir as palavras de Deus, não ela Diz Cumpra-se em mim, isto quer Dizer que é o Próprio Deus quem Cumpre nela todo o anuncio profético. E se Deus mesmo cumpre nela a Sua Palavra quanto mais Santa é Ela. Pois se quem ouve a palavra e a observa é Santo, Mais Santa é quem Deus Santificou nela o Próprio Verbo, a perfeição da Palavra.
"
E Por isto mesmo vemos na Pregação dos Padres da Sagrada Tradição que "Maria é mais Santa por ouvir e cumprir a Palavra de Deus do que por Ser Mãe de Jesus, e o próprio Cristo confirma-nos isto em Lc1,28.

Além pois que encontrar-mos a Oração da Ave Maria no próprio evangelho, sabemos que orações a Santa Mãe de Deus e Cois a muito antiga e a Mais antiga de todas as orações a ela é esta:

(Autoria Desconhecida, Sec III)
Sob a tua misericórdia nos refugiamos,Mãe de Deus!
Não deixes de considerar as nossas súplicasem nossas dificuldades.
Mas livra-nos do perigo,única casta e bendita!
* * *
Fonte: Revista Pergunte e Responderemos (http://www.veritatis.com.br/pr/index.htm)Tradução: Estêvão Tavares Bettencourt.

e muitos afrescos nas catacumbas dos crstão de roma mostram esta devoção à santa mãe de Deus como pura e legítma, pois em nada defere a Glória de Deus, pelo contrário nos faz sentir mais próximo, pois se Cristo é o Novo Adão, Maria é a Nova Eva.


Sabemos que em ninquém mais se cumpriu a palavra como em Nossa Senhora, por isso unidos ao Concílio de Éfeso digamos: Santa Mãe de Deus, Rogai por nós, pois és Toda Santa.

Rodolfo Soares Barbosa

9 comentários:

  1. em Breve Faremos um Artigo apologético sobre a Santa Mãe de Deus, aguardem.

    ResponderExcluir
  2. As vezes fico matutando querendo saber porque os protestantes não aceitam Maria como ela merece ser aceita!! Salve Nossa Maezinha!
    Continue assim irmao! Aguardarei o Artigo apologético sobre a Santa Mãe de Deus!
    PAX!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse artigo também, ele é bem esclarecedor da fé católica em relação à Maria. Acredito que um dos grandes entraves para a aceitação Dela é a própria leitura da bíblia, uma leitura profunda nos mostra o quão Santa ela é e como deveríamos seguí-la, ao analisar os trechos da biblia que falam sobre Maria esclarece-se mais ainda nossa Fé nela... A fé protestante, creio eu, sem querer falar demais (risos) não compreende bem Maria devido a uma má análise da biblia, pois ao ler notamos que ela além de mãe de nosso Senhor que é uma benção e tanto, é um exemplo de servidão. E se nos colocarmos como ela no nosso dia-a-dia dispostos a entender o proposito de Deus em nossa vida, viveremos melhor, digo isso, porque muitas vezes, por exemplo, não entendemos o sofrimento, os problemas, as barreiras e nos colocamos de forma egoísta perante a Deus, não compreendendo que se isso acontece em nossa vida é para nós melhorarmos como pessoas, aprender mais, nisso devemos seguir Maria que disse " Cumpra-se em mim segundo a tua palavra"...como o próprio texto diz nao fala "eu", seguindo-a entenderemos melhor nossa vida e a compreender quando Deus fala através de nossas lágrimas...

    ResponderExcluir
  4. É verdade Cris, o interessante é perceber as Sagradas Escrituras, atento ao que se lê. Se analizar-mos bem veremos o o Casal Adão e Eva, corropendo a humanidade... Pelo Sim da Virgem eva o pecado entrou no mundo... pelo sim do Virgem Adão a morte veio sobre toda a humanidade.

    Da mesma forma pelo SIM da Virgem Maria, Deus se Encarnou, pelo Sim de Marioa o Salvador entrou no mundo. Pelo Sim de Cristo a Vida Verdadeira veio sobre toda a Humanidade e com ela a Salvação...

    Assim Como Satanás se aproveitou da inocência de uma Virgem para perder o mundo... Deus usou da inocencia da Virgem Maria para Gerar a nova Vida da Humanidade em Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse artigo cara, muito esclarecedor, gostei muito daquela parte em que vc comenta da Bem Aventurança de Nossa Senhora, em que Jesus a põe no seu devido lugar e não desmente a mulher que disse que Nossa Senhora é bem Aventurada por te-lo amamentado. Que um dia nossos irmaos separados atentem para esta verdade irrefutavel.
    Abraço cara!
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito.Parabéns pelo trabalho mariano.A cada dia sou apaixonada por essa mulher, que disse Sim, e pelo sim dela é que eu devo a minha vida.
    Meu sonho é torná-la amada como é ela deve ser.
    Viva a Mãe de Deua!!!! Quer papel mais importante do que esse?!Não tem!

    Um beijo e continue evangelizando.
    Estamos unidos pela Eucaristia e pelo amor da Mãe!

    ResponderExcluir
  7. Depois dessas palavras não tem o que dizer .: é Santa, Santa, Santa.
    Feliz aquele que acredita.

    ResponderExcluir
  8. como diz um verso escrito numa camisa que eu vejo quase todos os dias é assim: "o segredo de Maria, esculte e reze. Não queira ter razão. Cale-se..."
    comentar oq mais sobre isso???
    só ter pena de uma má analise dos nossos irmãos protestantes...
    perdoai-os... pois eles não sabem oq fazem

    ResponderExcluir
  9. Ja vi essa camisa tbm filho.
    Uma hora Nossa Senhora toca nos corações deles, é so eles estarem abertos!!!

    ResponderExcluir