sábado, 9 de outubro de 2010

Feliz a mãe que Te trouxe


Lucas 11,27-28
Enquanto El
e falava, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse: «Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!» Ele, porém, retorquiu: «Felizes, antes, os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática.»


Comentário ao Evangelho do dia feito por S. Sofrónio de Jerusalém ( ?-639), monge, bispo Homilia para a Anunciação, 2; PG 87, 3, 3241 (a partir da trad. do breviário)

«Feliz a mãe que Te trouxe»


«Rejubila, ó cheia de graça, o Senhor é contigo» (Lc 1, 28). E o que pode haver de superior a esse júbilo, ó Virgem e Mãe? O que pode haver acima dessa graça? [...] Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» (Lc 1, 42), porque transformaste em bênção a maldição de Eva, e porque Adão, que até então fora maldito, obteve de ti a bem-aventurança.


Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, graças a ti, se derramou sobre os homens a bênção do Pai, que os libertou da antiga maldição. Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, graças a ti, foram salvos os teus antepassados, pois que foste tu quem
gerou o Salvador que lhes obteria a redenção.


Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, sem teres recebido semente, em ti trouxeste o fruto que doa a toda a terra a bem-aventurança, e a resgata da maldição donde nascem os espinhos. Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, sendo por natureza mulher, na realidade te tornaste Mãe de Deus, uma vez que, sendo Aquele que geraste, na verdade, Deus feito carne, a mui justo título és chamada Mãe de Deus, porque é Deus Quem verdadeiramente deste à luz.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

sermão contra voto em Dilma

Padre José Augusto fala abertamente sobre seu voto.
Não voto em Dilma.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TV católica Canção Nova exibe sermão contra voto em Dilma


Em meio à polêmica sobre as políticas da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, em relação a tabus religiosos, como o aborto, a TV Canção Nova, que transmite programação da Igreja Católica, exibiu na manhã desta terça-feira (5) um sermão ao vivo em que o padre José Augusto pede que os fiéis se mobilizem e não votem na presidenciável petista no segundo turno. A explicação do religioso - e ele informa ter recebido reclamações de fiéis - é que o PT é a favor da interrupção de gestações indesejadas. Os boatos sobre posições da ex-ministra da Casa Civil diante de eleitores religiosos, em especial os pentecostais, são apontados por aliados como uma das causas para que a candidata não tenha liquidado o processo eleitoral no primeiro turno, em 3 de outubro.

"O que tem me agitado são muitos e-mails que eu tenho recebido. E a questão é essa da eleição. E eu não posso deixar de falar também porque eu sou sacerdote de Nosso Senhor Jesus Cristo. Diante de tantos pastores se pronunciando, diante de tantos bispos se pronunciando, nunca vi uma eleição tão agitada como essa, nunca vi. Tenho 44 anos de idade e nunca vi uma eleição tão agitada. Por que de tanta agitação? Porque os rumos da nação brasileira estão prestes a mudar, e eles poderão mudar para o pior, para o lado pior se nesse segundo turno - eu vou falar com clareza - se o PT ganhar", disse o sacerdote aos fiéis.

"Podem me matar, podem me prender, podem fazer o que quiser. Não tenho advogado nenhum. Podem me processar e, se tiver de ser preso, serei. Não tem problema, mas eu não posso me calar diante de um partido que está apoiando o aborto, e a Igreja não aprova. Não votei e não votarei. Deixando bem claro, porque sou a favor da vida. Estou agitado porque não é possível que os cristãos estejam tão alheios à situação, preocupados apenas com seu trabalhozinho, com seu emprego, com suas coisas, sabendo que o PT está querendo aprovar leis aonde o sacerdote não pode se pronunciar, aonde o sacerdote não pode falar, aonde os meios de comunicação religiosos só vão ter uma hora de programação", completou o padre, que se posicionou de forma contrária ainda ao casamento homossexual.

"Chega de sermos católicos mornos, frios e medrosos. Até atores e atrizes estão se pronunciando com medo do que pode vir no futuro, como é que nós ficamos assim como se nada estivesse acontecendo, na boa, com medo de perder isso, de perder aquilo. Que se perca tudo. Só não podemos perder Jesus Cristo na nossa vida", afirmou o padre José Augusto.

Na campanha da petista Dilma Rousseff, o sermão exibido na Canção Nova foi tema de reuniões nesta terça. O assunto é tratado com cautela por conta do risco de, ao condenar a homilia do sacerdote, a ex-ministra seja taxada como favorável à censura. Em todo caso, um "grupo de diplomacia" deve ser acionado para abafar a propagação de mensagens de que Dilma seria contra o aborto.

Depois de o sermão do padre José Augusto ter ido ao ar, o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, divulgou nota em que pede desculpas por "qualquer excesso" e afirma que a TV "não vê cada candidato por suas bandeiras, mas os acolhe como filhos amados de Deus".

"Cada fiel deve votar de acordo com suas convicções e com a doutrina social da Igreja. Para este tempo, peço a cada um oração e silêncio. Acolhamos a todos. Rezemos para que eles possam conhecer a verdade. A Canção Nova não apoia candidatos ou partidos. Acolhe a todos. Por fim, peço em nome da Canção Nova, perdão por qualquer excesso. Nosso objetivo é promover o amor, nosso carisma maior", afirma na nota o fundador da TV, que teve a mensagem veiculada no rádio, TV e na internet.


De acordo com a assessoria da Canção Nova, a orientação da emissora é não apoiar nenhum candidato e também não fazer "trabalho contra" qualquer presidenciável.

Jesus estava a orar

Lucas 11,1-4
Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.» Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; dá-nos o nosso pão de cada dia; perdoa os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixes cair em tentação.»


Comentário ao Evangelho do dia feito por Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade Jesus, the Word to be spoken (a partir da trad. Jésus, celui qu'in invoque, Nouvelle Cité 1988, cap. 6)

«Jesus estava algures a orar»

Para chegarmos a santos, precisamos da humildade e da oração. Jesus ensinou-nos a orar; ensinou-nos igualmente a ser mansos e humildes de coração (Mt 11, 29). Nada disto nos aproveitará se não soubermos o que é o silêncio. A humildade e a oração aprofundar-se-ão na medida em que o ouvido, o espírito e a língua tiverem vivido no silêncio com Deus, pois é no silêncio do coração que Deus fala.






“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”


A sábia raposa ensina o pequeno príncipe a compartilhar. E explica-lhe que, apesar de existirem milhares de flores parecidas, a dele é única, e foi o tempo que ele dedicou a ela que a fez tão importante.

Cativar quer dizer conquistar e requer responsabilidade. Responsabilidade por um amor, por um amigo, pelo talento que possuímos e pelo que conquistamos em nossa carreira profissional e pessoal. Seja responsável pelas suas conquistas. Valorize-se. Cuide do que você cativou.




Todo ser humano sonha em ser uma pessoa de sucesso, alcançar a liberdade e ser feliz; constantemente está em busca de desafios e aventuras. A cada dia, o mundo do entretenimento oferece mais atrativos como: jogos eletrônicos, filmes, shows e etc. tudo isso na tentativa de suprir as necessidades do ser humano. Podemos perceber que o jovem está se tornando, apesar de tantos recursos, prisioneiro de si mesmo. Muitos vivem as síndromes do SER e do TER, querem sucesso, fama e poder.

Lc. 12:34-37 [Geralmente, o “sonho” de ser alguém, querer aparecer, tentar mostrar algo pra pessoas acaba dando errado e frustrando o jovem a ponto de fazê-lo buscar conforto em coisas totalmente erradas mas que são distorcidas pelo inimigo para acabar com a alegria de alguém que tem toda vida pela frente e torná-lo um derrotado.]

Para cada busca existe um “endereço”, e o de SER feliz é nascer de novo. Ser livre é muito mais do que um modo de vida, ser livre é TER Jesus.

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (I Jo 5:4)

[Nós jovens, fomos escolhidos porque somos fortes e já vencemos o maligno (1Jo. 2:14). Isso não pode ser uma adição em nossa vida, mas DEVE SER uma DIFERENÇA (Pô, eu fui escolhido, que legal... e ainda por cima sou forte e já venci o maligno. Muito bom). Devemos ter certeza de que o Senhor Jesus está do nosso lado e nos apóia em tudo que fizermos, com direção dEle é claro. Somos dependentes em tudo do Senhor, isso, ao contrário do que o mundo diz (o cara é crente não pode fazer nada), nos traz a verdadeira liberdade.


VOCÊ PRECISA NASCER DE NOVO E DESCOBRIR A VERDADEIRA FELICIDADE


Desejo que você encontre a Paz dentro do seu coração, no seu interior, no Silêncio.



PAZ e BEM