sexta-feira, 13 de março de 2009

Como Agradecer...


A gratidão é a mais agradável das virtudes; não é, no entanto, a mais fácil.
Por que seria? Há prazeres difíceis ou raros, que nem por isso são menos agradáveis. Talvez sejam até mais. No caso da gratidão, todavia, a satisfação surpreende menos que a dificuldade. Quem não prefere receber um presente a um tapa? Agradecer a perdoar? A gratidão é um segundo prazer, que prolonga um primeiro, como um eco de alegria à alegria sentida, como uma felicidade a mais para um mais de felicidade.
O que há de mais simples? Prazer de receber, alegria de ser alegre: gratidão. O fato de ela ser uma virtude, porém, basta para mostrar que ela não é óbvia, que podemos carecer de gratidão e que, por conseguinte, há mérito – apesar do prazer ou, talvez, por causa dele – em senti-la. Mas por quê? A gratidão é um mistério, não pelo prazer que temos com ela, mas pelo obstáculo que com ela vencemos. É a mais agradável das virtudes, e o mais virtuoso dos prazeres.

  • "A gratidão é o único tesouro dos humildes". Autor: William Shakespeare
  • "A ingratidão é filha da soberba". Fonte: "Dom Quixote" Autor: Miguel de Cervantes
  • “No mercado dos sentimentos, a gratidão está em baixa cotação.” Parsifal Barroso
  • “Nenhum dever é mais importante do que a gratidão.” Cícero“A gratidão é a virtude das almas nobres.” Esopo

Comece o dia com uma atitude de gratidão. A Bíblia diz em Salmos 92:1-2 “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade.”

Um dos primeiros sinais de que estamos rejeitando a Deus é esquecer de agradecer-Lhe. A Bíblia diz em Romanos 1:21 “Porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.”

Devemos dar graças a Deus em todas as situações. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:18 “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Quando der graças, não se esqueça de donde vêm as nossas bênçãos. A Bíblia diz em Salmos 102:2 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.”

Buscando a vontade de Deus



“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Pv16.1). Nós aprendemos desde cedo que precisamos tomar decisões importantes na nossa vida. Algumas escolhas são rápidas e tranqüilas, outras, porém, bastante complicadas. É por isso que todos nós, em algum momento, vamos precisar de orientação, mesmo que muitos não gostem de admitir isso.

Deus tem um plano para cada um, especialmente para aqueles que se tornam seus filhos. Essa crença numa direção vinda de Deus se baseia em dois fatos fundamentais: a realidade do plano de Deus para nós e a capacidade e vontade de Deus de se comunicar conosco. Ele tem um plano para nós e quer nos mostrá-lo.

"Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher" (Sl 25.12).

"Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e sob minhas vistas te darei conselho" (Sl 32.8).

quinta-feira, 12 de março de 2009

Feliz o homem que põe o seu enlevo na lei do SENHOR e nela medita dia e noite.

Salmos 1,1a.4
Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
antes põe o seu enlevo na lei do SENHOR e nela medita dia e noite.
É como a árvore plantada à beira da água corrente: dá fruto na estação
própria e a sua folhagem não murcha; em tudo o que faz é bem sucedido.



"É como a árvore plantada à beira da água corrente:" a leitura deste texto parece traduzir de imediato que a arvore é linda, forte, um lugar maravilhoso, com sombras etc... mas para essa mesma arvore crescer e dar frutos ela também passa por tempestades, por arides, pelo inverno. Contudo a palavra de Deus mostra que ela não murcha e suas folhas ficam verdes.
Como pode isso? Como pode ela passar por momentos dificeis e estar lá de pé frondosa?

O cristão vive essa mesma experiência, quando a fonte de vida e de sustento é o Senhor. Quando vai buscar beber da água da vida e enfrenta cada dia com suas dificuldades e desafios, sem perder o gosto pela vida, produzindo frutos e tomando decisões que trarão sucesso e êxito. E muitos serão visto e colhidos na maturidade da fé. nenhum lavrador planta hj e colhe amanhã, há um tempo para o plantio, a espera e depois a colheita.

hoje você é chamado para meditando a palavra de Deus deixar-se envolver por essa palavra e Viver como essa árvore, buscar na fonte que é Deus para sua vida ser plena.

quarta-feira, 11 de março de 2009

A vida é a arte do encontro




Na letra da música de Jota Quest "Encontrar alguém, Encontrar alguém, que me dê amor" - nossa maior vontade sempre é de ser amado. Na alegria dos encontros, queremos mais ter atenção que dar um pouco de nós, do nosso tempo, do nosso sorriso, da nossa escuta e as vezes do nosso choro como uma comunhão de almas....

Mas perece que o mundo clama por vampiros do amor, da atenção, do afirmar-se, que sugam tudo que podem do outro e depois vão embora, deixando para trás a possibilidade de um relacionamento duradouro e eterno, seja de amizade, namoro, complicidade, etc...

Se a vida é a arte do encontro, devemos mergulhar na existência do outro e fazer mesmo uma simbiose que renove e regenere a cada encontro essa relação.

Já dizia o meu amigo Lulu Santos " Nós somos feitos um pro outro"....

Somos comunitários por excelência, somos criados para a partilha, para a troca, para Amarmos, até porque Deus nos amou primeiro.

Deixo um trecho do texto de um livro:


[...] O contato, como expressão de vida, é eternamente renovável, permitindo à pessoa se reconhecer e se renovar, ao modelo do universo, mediante ciclos de mudança. Somos os contatos que fizemos e nossa transformação segue a dinâmica de nosso jeito de encarar a vida. Somos o que ouvimos, vimos, cheiramos, comemos e tocamos. As pessoas fizeram, fazem, mantêm, interrompem e cortam o contato. Se soubermos como uma pessoa manipula o contato, saberemos como ela funciona. O ciclo, tanto na expressão de saúde quanto de bloqueio, retrata esse experienciar existencial pelo qual as pessoas tornam a realidade presente. Autor:RODRIGUES, Hugo Elídio. Introdução à Gestalt-Terapia: conversando sobre os fundamentos da abordagem gestáltica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

terça-feira, 10 de março de 2009

adorar Deus é o que muda a vida dos cristãos - Por Cardeal Cañizares


A Congregação para o Culto Divino refletirá sobre a importância da adoração eucarística

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 10 de março de 2009 (ZENIT.org).- Nesta época de secularização, é conveniente, seguindo o exemplo do próprio Papa Bento XVI, recuperar a prática da adoração eucarística. Assim deu a entender hoje o prefeito da Congregação para o Culto Divino, cardeal Antonio Cañizares, a propósito da plenária que seu dicastério realiza esta semana.

Em declarações à Rádio Vaticano, o purpurado explicou que a adoração eucarística será o tema central da reunião plenária, que acontecerá na Santa Sé até a próxima sexta-feira.

«A liturgia é antes de tudo adoração – explicou. A Igreja é obra de Deus, é ação de Deus, é reconhecimento do que Deus faz em favor dos homens. E a adoração que a liturgia expressa, sobretudo a Eucaristia, é o reconhecimento de Deus, de que tudo vem d’Ele, de que tudo o que nos pertence deve chegar a Ele.»

Precisamente no atual contexto de secularização, em que «se tende a esquecer Deus, a considerá-lo pouco importante para a vida», acrescentou o cardeal Cañizares, é oportuno «reafirmar que Deus é o primeiro».

«Isso é o que mudará a vida dos cristãos e da Igreja», acrescentou. Quando a Igreja «esquece que Deus é o centro de tudo, converte-se em uma instituição meramente humana».

Uma prática secular

Ainda que a devoção eucarística tenha sido de grande importância desde os primeiros séculos do cristianismo, a adoração fora da Missa começa a ser configurada desde o século XI, e sobretudo após a afirmação da presença real de Cristo pelos concílios romanos de 1059 e de 1079.

A adoração eucarística recebeu um forte impulso entre os séculos XIII e XIV, com o estabelecimento da festa de Corpus Christi em todo o mundo cristão, uma devoção que em oito séculos aumentou enormemente, especialmente após o Concílio de Trento, na Espanha, na Itália e nos países latino-americanos.

Ao longo da história, surgiram muitas associações dedicadas à veneração do Santíssimo Sacramento. A mais estendida atualmente é a Adoração Noturna, que em sua forma atual procede da associação fundada por Hermann Cohen em Paris, em 1848.