terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Filho do Homem até do sábado é Senhor


Marcos 2,23-28.

Ora num dia de sábado, indo Jesus através das searas, os discípulos puseram-se a colher espigas pelo caminho.
Os fariseus diziam-lhe:
Repara! Porque fazem eles ao sábado o que não é
permitido?

Ele disse:
Nunca lestes o que fez Davi, quando teve necessidade e sentiu
fome, ele e os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus, ao tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferenda, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e também os deu aos que estavam com ele?

E disse-lhes:
O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. O Filho do Homem até do sábado é Senhor.








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Comentário ao Evangelho do dia feito por Balduíno de Ford (?- c. 1190), abade cistercience
O Sacramento do altar, 3, 2 (a partir da trad. SC 94, p. 523 rev.)

«O sábado foi feito para o homem»

O que faz a verdadeira beatitude é o santo repouso e a santa saciedade dos
quais o sábado e o maná são símbolos. Após ter dado ao seu povo repouso e
saciedade com o sábado e o maná que prefiguravam a verdadeira beatitude que
dará aos que obedecem, o Senhor censura-lhes a sua desobediência, que pode
fazê-lo perder os bens mais desejáveis: «Até quando se recusarão a cumprir
os Meus mandamentos e a Minha lei?» (Ex 16, 28) [...]. Após esta pergunta
do Senhor, Moisés convida os seus irmãos a considerarem as graças de Deus:
«Pensem que o Senhor vos deu o sábado e o dobro de maná no sexto dia para
consentirem em servi-Lo.» Esta advertência significa que Deus dará aos Seus
eleitos o repouso da sua labuta e os consolos da vida presente e também da
vida futura.

Mas, para além disso, são-nos sugeridas duas vidas nesta passagem: a vida
activa na qual precisamos agora de trabalhar, e a vida contemplativa para a
qual trabalhamos e na qual nos dedicaremos unicamente à contemplação de
Deus. Embora pertença sobretudo ao mundo que está para vir, a vida
contemplativa deve estar, no entanto, representada já desde esta vida pelo
santo repouso do sábado. A propósito deste repouso, Moisés acrescenta: «Que
todos fiquem em suas casas; ninguém deve sair no dia do sábado.» Dito de
outro modo: Que todos repousem nas suas casas e não saiam para fazer
qualquer trabalho nesse dia. Isto ensina-nos que, na altura da contemplação
devemos ficar em casa, não sair por desejos interditos, mas reunir toda a
nossa intenção «pela pureza do coração» [como diz São Bento], para pensar
somente em Deus e amá-Lo somente a Ele.

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