segunda-feira, 14 de junho de 2010

«Dá-lhe também a capa»



Mateus 5,38-42.
«Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá-a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.»



Comentário ao Evangelho do dia feito por Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, Doutora da Igreja Poemas «Viver de amor» e «Por que te amo, Maria» (trad. a partir de OC, Cerf DDB 1996, p. 668)

«Dá-lhe também a capa»

Viver do Amor é dar sem olhar Sem neste mundo exigir um salário. Ah! Eu dou sem contar, pois sei que quem ama é perdulário! Ao Coração Divino, que transborda ternura, Dei tudo. [...] Corro os meus dias ligeira, sem dor nem fraqueza Nada mais tendo que esta minha riqueza: Viver do Amor.

Viver do Amor é banir o temor, Riscando a lembrança dos erros passados. De meus pecados não vejo nem cor, Com amor inflamante foram perdoados! Ó doce fornalha, ó divina chama, Morada que elejo com todo o fulgor, Canto em teu fogo, e sou eu quem clama (cf Dn 3, 51): «Vivo de Amor!» [...]

«Viver do Amor, que estranha loucura!» O mundo me diz «Cessai de cantar!» «Que os perfumes e a vida futura «Com utilidade os deveis empregar!» Amar-Te, Jesus, se é perda, é ganho fecundo! Para sempre são Teus meus perfumes, Senhor, Quero cantar ao deixar este mundo: «Morro de Amor !»

Amar é dar tudo e dar-se a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário