segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Se tivésseis fé como um grão de mostarda



Lucas 17,1-6
Disse, depois, aos discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os causa! Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma pedra de moinho e o lançassem ao mar, do que escandalizar um só destes pequeninos. Tende cuidado convosco! Se o teu irmão te ofender, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se te ofender sete vezes ao dia e sete vezes te vier dizer: 'Arrependo-me', perdoa-lhe.» Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé.» O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: 'Arranca-te daí e planta-te no mar', e ela havia de obedecer-vos.»


Comentário ao Evangelho do dia feito por Siluane (1866-1938), monge, santo das igrejas ortodoxas Escritos (a partir da trad. Sophrony, Starets, Présence 1975, p. 442)Se tivésseis fé como um grão de mostarda»



Dantes, pensava que o Senhor realizava milagres apenas em resposta às orações dos santos, mas agora compreendi que o Senhor também realiza milagres pelo pecador, desde que a alma deste se humilhe; porque, quando o homem aprende a humildade, o Senhor escuta as suas orações.

Muitos, por inexperiência, dizem que determinado santo fez um milagre, mas compreendi que é o Espírito Santo que habita no homem que realiza os
milagres. O Senhor quer que todos sejam salvos e que vivam eternamente com Ele, e é por isso que ouve as orações do homem pecador, que se Lhe dirige para o bem dos outros ou para o seu próprio bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário