sexta-feira, 13 de março de 2009

Como Agradecer...


A gratidão é a mais agradável das virtudes; não é, no entanto, a mais fácil.
Por que seria? Há prazeres difíceis ou raros, que nem por isso são menos agradáveis. Talvez sejam até mais. No caso da gratidão, todavia, a satisfação surpreende menos que a dificuldade. Quem não prefere receber um presente a um tapa? Agradecer a perdoar? A gratidão é um segundo prazer, que prolonga um primeiro, como um eco de alegria à alegria sentida, como uma felicidade a mais para um mais de felicidade.
O que há de mais simples? Prazer de receber, alegria de ser alegre: gratidão. O fato de ela ser uma virtude, porém, basta para mostrar que ela não é óbvia, que podemos carecer de gratidão e que, por conseguinte, há mérito – apesar do prazer ou, talvez, por causa dele – em senti-la. Mas por quê? A gratidão é um mistério, não pelo prazer que temos com ela, mas pelo obstáculo que com ela vencemos. É a mais agradável das virtudes, e o mais virtuoso dos prazeres.

  • "A gratidão é o único tesouro dos humildes". Autor: William Shakespeare
  • "A ingratidão é filha da soberba". Fonte: "Dom Quixote" Autor: Miguel de Cervantes
  • “No mercado dos sentimentos, a gratidão está em baixa cotação.” Parsifal Barroso
  • “Nenhum dever é mais importante do que a gratidão.” Cícero“A gratidão é a virtude das almas nobres.” Esopo

Comece o dia com uma atitude de gratidão. A Bíblia diz em Salmos 92:1-2 “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade.”

Um dos primeiros sinais de que estamos rejeitando a Deus é esquecer de agradecer-Lhe. A Bíblia diz em Romanos 1:21 “Porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.”

Devemos dar graças a Deus em todas as situações. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:18 “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Quando der graças, não se esqueça de donde vêm as nossas bênçãos. A Bíblia diz em Salmos 102:2 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário