quarta-feira, 15 de julho de 2009

Fomos criados para o Amor

Fomos criados para o amor

Temos a certeza de que Deus nos criou “para o amor”. Busquemos na Palavra de Deus, a fundamentação dessa verdade. “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, criou o homem e a mulher.

É interessante perceber que em dois versículos repete-se por três vezes a mesma decisão divina de “criar o homem e a mulher à imagem e semelhança de Deus”! Diz o texto: “Deus criou o homem à sua imagem!”… “Criou-o à imagem de Deus!”… “Criou o homem e a mulher!…” Já podemos afirmar com alegria que todos… Todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Já podemos afirmar com alegria que você foi criado à imagem e semelhança de Deus!…

Criados à imagem e semelhança de Deus Mas de imediato precisamos nos perguntar: O que significa se “imagem e semelhança de Deus”?… Quando é que alguém é imagem e semelhança de Deus?… Quando é que sou imagem e semelhança de Deus?… Ser semelhança de Deus é ser Amor, porque Deus é Amor. Ora, se Deus é amor, você que é imagem e semelhança de Deus é amor. Então fomos criados “para o amor”! Fomos criados para “sermos amor”! Você, jovem mulher ouça bem: Você foi criada para “ser amor!” Amor em forma de mulher! E você, jovem homem, ouça com alegria: você foi criado para ser amor! Amor em forma de homem!… Todos, portanto, fomos criados para ser amor. Quando declaramos essa realidade, não estou falando apenas de algo romântico… Poético… Emocionante… Interessante para ser ouvido! Não!… Estou declarando uma das verdades mais importantes da vida do ser humano! Trata-se de uma das verdades existenciais mais significativas e relevantes para o ser humano!… Por quê? É porque se você foi criada para ser amor, você só se realizará na vida… Só será realmente feliz… Se você “se realizar” no amor! Essa é uma verdade fundamental para o ser humano!… O que faz uma pessoa feliz, realizada e contente é a vivência do amor!…

Família: ninho de amor… Deus, que nos criou à Sua imagem e semelhança, sabia que, para sermos amor, precisaríamos de um lugar especial para viver o amor! Precisaríamos de um lugar especial em que pudéssemos ser amados e também pudéssemos amar. Pois é exatamente por meio desta troca de amor, por meio deste jogo “de sermos amados… e de amarmos”… É que chegamos a maturidade do amor. E por causa dessa maturidade do coração é que nós nos sentiremos realmente realizados e felizes. Ouçam com quatro ouvidos: “Esse lugar especial do amor é a família”! Sim é a família! Foi exatamente para isso, para ser um ninho de amor que Deus a criou!”É importante termos clareza desse dado”! No pensamento de Deus, a família é para ser um lugar para a vivência do amor, é para ser um ninho de amor! Um ninho de amor em que as pessoas humanas possam se aninhar para receber amor, para dar amor, para crescer no amor… E por esse amor partilhado, serem realizadas e felizes. Porque, repito, só o amor pode realizar verdadeiramente o coração humano! Deus criou a família para ser um ninho de amor. E quando alguém tem a felicidade e a graça de viver numa família onde se vive o amor, essa pessoa tem muito mais chances de ser realizada e feliz. Mas, quando, ao contrário, um filho não encontra em sua família um ninho de amor, mas sim um lar desajustado, pais separados, casal que briga com freqüência…Com certeza esse filho ficará marcado por traumas, recalques, carências afetivas e tantos outros problemas. E por causa desse desamor sofrido, será portador de sofrimento , de marcas dolorosas, que irão afetar a sua vida e sua realização pessoal e familiar. Quantas pessoas são infelizes, irrealizadas e cheias de problemas exatamente porque não tiveram a felicidade de nascer num ninho de amor! No lar podemos receber, dar, trocar e amadurecer no amor.

Citação do documento da Igreja, Sexualidade Humana, verdade e significado. O ser humano, enquanto imagem de Deus, é criado para amar. Esta verdade foi-nos revelada plenamente no Novo Testamento, juntamente com o mistério da vida intratrinitária: “Deus é amor” (1 Jo 4,8) e vive em si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor. Criando-a à sua imagem…, Deus inscreve na humanidade do homem e da mulher a vocação, e, assim, a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão. O amor é, portanto, a fundamental e originária vocação do ser humano”. Todo o sentido da própria liberdade, do autodomínio conseqüente, é assim orientado ao dom de si na comunhão e na amizade com Deus e com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário