sexta-feira, 11 de junho de 2010

Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida




Lucas 15,3-7.
Jesus propôs-lhes, então, esta parábola:
«Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar? Ao encontrá-la, põe na alegremente aos ombros
e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.' Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.»


Comentário ao Evangelho do dia feito por Bem-aventurado João XXIII (1881-1963), papa Diário da Alma, 1901-1903

«Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.»

Sinto que o meu Jesus Se vai aproximando cada vez mais de mim. Permitiu que, nestes dias, eu caísse ao mar, me afundasse na consideração das minhas
misérias, da minha soberba, para me fazer compreender mais a
imperiosa
necessidade que tenho Dele. Quando estava prestes a afundar-me, Jesus,
caminhando sobre as águas, veio sorridente ao meu encontro para me salvar.
Eu queria dizer-Lhe, como Pedro: «Afasta-Te de mim, que sou um homem
pecador» (Lc 5, 8); mas a ternura do Seu coração, a suavidade do Seu tom de
voz, advertiu-me: «Não tenhas medo» (Lc 5, 10).

Nada temo, ao Vosso lado. Descanso no Vosso peito; como a ovelha perdida,
escuto os latejos do Vosso coração; Jesus, sou Vosso, uma vez mais, sempre
Vosso. Contigo sou verdadeiramente grande; débil talo de junco sem Ti, sou
uma coluna apoiado em Ti. Não me hei-de esquecer nunca da minha miséria,
para recear sempre de mim mesmo; mas, embora humilhado e confuso, devo, com
confiança crescente, abraçar-me ao Vosso coração, porque a minha miséria é
o trono da Vossa misericórdia e do Vosso amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário