domingo, 6 de junho de 2010

Papa Bento XVI defende no Chipre a unidade de todos os cristãos para fortalecer a Igreja




O Papa Bento XVI defendeu hoje, numa cerimônia em Paphos, no sul de Chipre, a unidade de todos os cristãos para fortalecer a Igreja no mundo atual.


«A unidade de todos os discípulos de Cristo é um dom que deve ser evocado junto do Pai na esperança que ela afirme o testemunho do Evangelho no mundo de hoje»

, declarou o Papa, lembrando que há 100 anos «a consciência clara de que as divisões eram um obstáculo à difusão do Evangelho levou ao nascimento do movimento ecumênico moderno». Assinalou que «especialmente nos últimos anos, as diferentes Igrejas redescobriram a rica herança apostólica que é comum no Leste e no Oeste e através de um diálogo paciente e sincero» encontraram os caminhos para aproximar «uns e outros, superando as controvérsias passadas». O diálogo entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa russa registra um novo ânimo desde as eleições de Bento XVI e do Patriarca de Moscou Cirillo. A Igreja Ortodoxa cipriota tem fortes laços com a russa. «A Igreja em Chipre, que serviu de ponte entre o Leste e o Oeste, contribuiu muito para este processo de reconciliação», disse o papa. Bento XVI indicou que o sínodo sobre o Médio Oriente, programado para o Vaticano de 10 a 24 de outubro, «refletirá sobre o papel vital dos cristãos nesta região (…) e contribuirá para promover um diálogo e uma cooperação maiores» entre eles.

À chegada a Chipre para uma visita de três dias, Bento XVI desejou que a vontade de«viver em harmonia com os vizinhos» possa resolver os problemas na ilha, dividida entre as comunidades cipriotas grega e turca. Chipre está dividida desde 1974, quando a Turquia invadiu o norte da ilha após um golpe de Estado de nacionalistas cipriotas-gregos, visando anexar o país à Grécia. Durante a sua primeira visita a um país de maioria ortodoxa, Bento XVI tem prevista a celebração de duas missas em Nicósia (capital do Chipre), sábado e domingo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário