sábado, 9 de outubro de 2010

Feliz a mãe que Te trouxe


Lucas 11,27-28
Enquanto El
e falava, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse: «Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!» Ele, porém, retorquiu: «Felizes, antes, os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática.»


Comentário ao Evangelho do dia feito por S. Sofrónio de Jerusalém ( ?-639), monge, bispo Homilia para a Anunciação, 2; PG 87, 3, 3241 (a partir da trad. do breviário)

«Feliz a mãe que Te trouxe»


«Rejubila, ó cheia de graça, o Senhor é contigo» (Lc 1, 28). E o que pode haver de superior a esse júbilo, ó Virgem e Mãe? O que pode haver acima dessa graça? [...] Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» (Lc 1, 42), porque transformaste em bênção a maldição de Eva, e porque Adão, que até então fora maldito, obteve de ti a bem-aventurança.


Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, graças a ti, se derramou sobre os homens a bênção do Pai, que os libertou da antiga maldição. Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, graças a ti, foram salvos os teus antepassados, pois que foste tu quem
gerou o Salvador que lhes obteria a redenção.


Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, sem teres recebido semente, em ti trouxeste o fruto que doa a toda a terra a bem-aventurança, e a resgata da maldição donde nascem os espinhos. Verdadeiramente «bendita és tu entre todas as mulheres» porque, sendo por natureza mulher, na realidade te tornaste Mãe de Deus, uma vez que, sendo Aquele que geraste, na verdade, Deus feito carne, a mui justo título és chamada Mãe de Deus, porque é Deus Quem verdadeiramente deste à luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário