quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Patrologia II A Criação e a Queda




A Renovação da Igreja não vem de algo que seja novo, mas sim de Cristo Senhor, ele é a Plenitude da Verdade e por sí mesmo é a Novidade, a Boa Nova de Deus.

Quando de Sua Encarnação pelo Espírito se torna a Boa Nova por exelência. Muitas Vezes nos deparamos com uma mentalidade conflituosa devido a inúmeras correntes de Pensamentos e Identidades não somente na Igreja mas também em muitos outros ramos do Cristianismo.

Porém verdade Seja Dita, nada é mais novo do que a Tradição.

Buscar as origens da fé nos torna capazes de compreender o momento atual, assim como na História, quando se lança o olhar ao passado se torna possível uma melhor leitura dos fatos presentes. Muitos questionamentos de hoje são exatamente os questionamentos desde os promórdios da pregação apostólica. Muitas correntes heréticas de nosso tempo já foram combatidas, refutadas e Vencidas pela Igreja pela Assistência do Espírito Santo.

Um grande Tema a ser abordado em nossas vidas será em Breve um ano de estudos sobre a Catequese. Então não poderia deixar passar em Branco um dos mais complexos temas de toda a Catequese: A criação e a Queda. Porém ao invés de inovar com algo diferente inovarei com algo provadamente consistente e a grande novidade se Chama Ortodoxia da fé. Falar de Ortodoxi pode muitas vezes soar de forma pejorativa, mas saibamos que ser ortodoxo significa ser fiel à pregação apostólica e viver de acordo com o que eles ensinaram.

Atanásio é, foi e sempre será uma das maiores referencias dentro da catequese Católica em todos os tempos. Foi um dos maiores Teólogos de seu Tempo e sua linha de pregação e teologia se fazem Presentes e influentes ainda hoje e a cada dia mais forte como um Sustentáculo da Verdade. Espero mais a frente poder abordar mais sobre a Vida de Atanásio, porém neste momento, não falaremos, apenas ouviremos que que Atanásio tem a nos Dizer. Santo Atanásio Rogai por nós a Cristo, para que de mentes abertas aprendamos de tí o que aprendestes dos apóstolos pela Tradição amém


Rodolfo Soares Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário