quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Patrologia - São clemente I, Papa.

Falar de São Clemente é algo fascinante, pois somos mergulhados na mais profunda Tradição apostólica, pois este Homem é Tido ainda por Paulo como Alguém cujo nome já estava escrito no Livro da Vida(Cf. Fil 4,3). Para Eusébio se comfirma ter sido colaborador de Paulo e para irineu se confirma ter recebido o Espiscopado pelas Mãos de Pedro. a Autoria da Carta de Clemente aos Coríntios é Confirmada Pelos testemunos Do Bispo da Cidade de Corinto no Ano 170, quando escreve ao Papa Soter e cita a referida Carta.

São Clemente I (também conhecido como Clemente Romano) foi papa da Igreja Cristã Romana entre 88 e 97. Nascido em Roma, de família hebraica ( há muitos historiadores que dizem que ele é de Faília romana e até mesmo da família Flávia, Família imperial romana, foi o sucessor de Anacleto I (ou Cleto) e autor da Epístola de Clemente Romano (segundo Clemente de Alexandria e Origenis), o primeiro documento de literatura cristã, endereçada à Igreja de Corinto.

Discípulo de São pedro e Colaborador de Paulo (cf.Fil4,3), após eleito restabeleceu o uso da Crisma, seguindo o rito de São Pedro e iniciou o uso da palavra Amém nas cerimónias religiosas. É conhecido pela carta que escreveu para atender a um pedido da comunidade de Corinto, na qual rezava uma convincente censura à decadência daquela igreja, devida sobretudo às lutas e invejas internas entre os fiéis (consta que os presbíteros mais jovens teriam usurpado as prerrogativas dos mais velhos), estabelecia normas precisas referentes à ordem eclesiástica hierárquica (bispos, presbíteros, diáconos) e ao primado da Igreja Romana, que se ressalta ainda mais pelo fato de o Apóstolo João ainda estar vivo e não ter intervindo em tal crise.

Primazia da Sé de Roma

O Bispo de Roma Clemente I pede para que recebam os bispos que tinham sido expulsos injustamente dizendo: “Se algum homem desobedecer às palavras que Deus pronunciou através de nós [plural majestático], saibam que esse tal terá cometido uma grave transgressão, e se terá posto em grave perigo”. E São Clemente incita então os coríntios a “obedecer às coisas escritas por nós através do Espírito Santo” (São Clemente, “Epístola aos coríntios” Ep.59).

Deus

"Um Deus, um Cristo, um Espírito de graça" (Carta aos Coríntios 46,6).

"Como Deus vive, assim vive o Senhor e o Espírito Santo" (Carta aos Coríntios 58,2.).

Cristo e a Humildade

"Cristo está entre os Humildes, não entre aqueles que se sobrepõem ao seu Rebanho" (Carta ao Corintios 16,1).

Sucessão Apostólica

"Nossos apóstolos conheciam, da parte do Senhor Jesus Cristo, que haveria disputas por causa da função episcopal.
Por este motivo, prevendo exatamente o futuro, instituíram aqueles de quem falávamos antes, e ordenaram que, por ocasião de morte desses, outros homens provados lhes sucedessem no ministério". (Carta aos Corintios 44,1-2)

Morte

Neste pontificado ocorreu uma segunda perseguição aos cristãos, na época de Domiciano. Mais tarde, Clemente foi preso no reinado de Trajano. Condenado a trabalhos forçados nas minas de cobre de Galípoli, converteu muitos presos e por isso foi atirado ao mar com uma pedra amarrada ao pescoço, tornando-se num mártir dos princípios da Cristandade. Foi sucedido por Santo Evaristo.

A Igreja Bizantina Grega celebra Clemente como santo e mártir no dia 24 de novembro (assim como Pedro). Na Igreja Bizantina Russa, os dois são lembrados no dia 25 de novembro. Na Igreja Romana, 23 de novembro. Em sua honra, foi erguida a Basílica de São Clemente.

Queridos e Amados Irmãos, em tempos como os de hoje onde inúmeros falsos profetas buscam se Sobrepor ao Rebanho de Cristo é emocionante ler as palavra de Clemtente e seu convite "Tenhamos os olhos Fixos no Sangue de Cristo". Cristo é a Cabeça da Igreja e não podemos ter outro fundamento que não este: Cristo o Senhor.

Clemente convida a Igreja a Comunhão Eclesial entre o céu e a terra: "Irmãos, precisamos apegar-nos a esses modelos. Com efeito, está escrito: “Apegai-vos aos santos, porque aqueles que estão unidos a eles se tornaram santos.” E ainda se diz em outro lugar: “Será inocente com o homem inocente, serás eleito com o homem eleito, mas com o perverso te perverterás.”
Apeguemo-nos, portanto, aos inocentes e aos justos, porque eles são os eleitos de Deus. ( carta aos corintios 46,1-4).

Diante disto sigamos cada dia mais a Igreja que comprovadamente foi instituída pelos Apóstolos e não os Salteadores que Sobrepõe ao Rebanho de Cristo, que estas palavras sejam guardadas em nossos Corações e que o Cristo que em Sí racapitula todo o Cosmos seja nosso Refúgio e Proteção.

Rodolfo Soares Barbosa.


(fonte: Todos os papas, ed. PravoSlavi; Patrologia, Livro I Ed Paulos, Carta de Clemente aos Coríntos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário